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Título: Qualidade em serviços públicos : um estudo de caso no Fórum Barão de Rio Branco
Autor(es): Maia, José Gleyson Andrade
Orientador(es): Araújo, Marylwilson Ribeiro Dias de
Assunto: Serviço público - qualidade
Qualidade nos serviços
Poder Judiciário
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Mar-2017
Referência: MAIA, José Gleyson Andrade. Qualidade em serviços públicos: um estudo de caso no Fórum Barão de Rio Branco. 2016. 71 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2016.
Resumo: O estudo desenvolvido nesta pesquisa propõe expor os conceitos de qualidade na prestação dos serviços públicos, a qual é considerada um grande desafio diante de uma sociedade cada vez mais dinâmica, exigente e em busca da plenitude no exercício de sua cidadania. Objetivando contribuir para o incremento na qualidade dos serviços prestados no setor público, o presente estudo tem a intenção de evidenciar a possível existência de falhas em práticas administrativas e metodológicas que influenciam negativamente, e que podem ser aperfeiçoadas mediante a adoção de um novo modelo de gestão com maior foco voltado nas tais deficiências a partir das experiências em curso no Poder Judiciário brasileiro. O estudo toma por base o serviço de atendimento ao público prestado no Fórum Barão de Rio Branco no município de Rio Branco, Capital do Estado do Acre. Na forma de um estudo de caso, a pesquisa alcançou servidores e usuários que, mediante resposta a questionários, puderam expressar percepção da realidade organizacional, gerando insumos para a proposição de soluções estratégicas orientadas à melhoria dos serviços prestados no âmbito da Instituição.
Abstract: The study developed in this research proposes to expose the concepts of quality in the provision of public services, which is considered a major challenge before an increasingly dynamic society, demanding and in search of fullness in the exercise of their citizenship. To contribute to increasing the quality of services in the public sector, this study intends to show the possible existence of failures in administrative and methodological practices that adversely influence and which can be improved by adopting a new management model with greater focus back on such deficiencies from the ongoing experiences in the Brazilian judiciary. The study is based on the service to the public service provided in the Fórum Barão do Rio Branco in Rio Branco, Acre state capital. In the form of a case study, the research reached servers and users that by responding to questionnaires, could express perception of organizational reality, generating inputs to propose strategic solutions aimed at improving the services provided within the institution.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, 2016.
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