Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SaunderTercioRosa_tcc.pdf201,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da segurança pública no Brasil : perspectivas atuais e futuras
Autor(es): Rosa, Saunder Tércio
Orientador(es): Oliveira, Paula Renata Pantoja de
Assunto: Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP)
Políticas públicas de segurança
Segurança pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: ROSA, Saunder Tércio. Gestão da segurança pública no Brasil: perspectivas atuais e futuras. 2015. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A proposta central deste estudo foi desenvolver um levantamento teórico a respeito dos principais aspectos relacionados à gestão da segurança pública no Brasil, enfatizando a situação atual da segurança pública brasileira, tendências e perspectivas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, todas as informações aqui apresentadas foram identificadas em obras como livros, artigos, documentos ou bases de dados virtuais. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, pois descreve os dados identificados no levantamento bibliográfico e, também, faz uma exploração discursiva a respeito destes dados. No decorrer do estudo procurou-se analisar as origens e as causas principais da criminalidade no contexto social brasileiro atualmente. Também foram analisadas as principais diretrizes e perspectivas apontadas pelo Plano de Nacional de Segurança Pública (PNSP). O PNSP é o principal documento que apresenta os princípios e diretrizes que orientam o sistema de segurança público brasileiro. O No capítulo de desfecho do trabalho foram analisados quais seriam os principais desafios para a implementação de fatores inovadores na segurança pública brasileira. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de políticas públicas em nível nacional é uma tarefa complexa e que exige a abordagem em diversas frentes, considerando o fato de que a criminalidade é um problema difícil de ser analisado integralmente. Além dos problemas de gestão da segurança pública, o estudo demonstra que a resistência policial, social e política são os fatores que mais dificultam a inovação na abordagem das políticas de segurança pública. A limitação da pesquisa consiste em ela ser especificamente conceitual e teórica, portanto, é importante que estudos futuros relacionem estes conceitos e estatísticas com estudos de casos empíricos, com o objetivo de ter uma perspectiva mais condizente com a realidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons