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Título: Gestão de informações aeroportuárias : integração e universalização de informações
Autor(es): Boanova Filho, José Luiz
Inácio Neto, Lucélia
Prieto, Wilson Lopes
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Sistemas de informações gerenciais
Tecnologia da informação
Data de apresentação: 29-Mar-2007
Data de publicação: 24-Mar-2011
Referência: BOANOVA FILHO, José Luiz; INÁCIO NETO, Lucélia; PRIETO, Wilson Lopes. Gestão de informações aeroportuárias: integração e universalização de informações. 2007. 86 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O ponto de partida para o desenvolvimento deste trabalho foi a constatação de que a comunidade aeroportuária, como um todo, produz e armazena informações de forma estanque, sem nenhum tipo de compartilhamento, deixando de auferir os benefícios que tal integração possa vir a oferecer. No caso da INFRAERO, verificou-se que mesma possui, há pelo menos 10 anos, um modelo de sistema de automação, ainda hoje implantado em apenas 6 aeroportos. Possui também uma rede de comunicação de dados e voz, dimensionada de modo a oferecer padrões adequados de disponibilidade e tempos de resposta, que permite suportar um modelo de integração de informações entre seus aeroportos. Este trabalho analisa a possibilidade de integração de informações gerenciais entre os diversos aeroportos da INFRAERO e a disponibilização das mesmas através da Internet. Para tanto é aplicado um modelo científico que possibilita a identificação de soluções de integração a partir do uso do modelo de automação aeroportuário definido pela INFRAERO (o SITIA), da sua rede de comunicação de dados e voz (a INFRANET) e do uso da Internet e de soluções de e-business. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The starting point for the development of this work was the observation that the airport community, as a whole, produces and stores information in an isolated form without any kind of sharing, leaving to gain the benefits that such integration can come to offer. In the case of the INFRAERO, it was verified that it possesses, for at least 10 years, a model of automation system, today still implanted in only 6 airports. It also possesses a data and voice communication net, dimensioned in order to offer adequate standards of availability and reply time that allows supporting an integration model of information between its airports. This work analyzes the possibility of integration of information management between the various airports of the INFRAERO and the availability of that information through the Internet. In such a way a scientific model is applied, what makes possible the identification of integration solutions from the use of the airport model of automation defined by the INFRAERO (the SITIA), its data and voice communication net (the INFRANET) and the use of Internet and e-business solutions.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação em Recursos Humanos em Transportes, 2007.
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