Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16129
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaCarolineDeSousa_tcc.pdf437,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de stakeholders no âmbito do planejamento estratégico de uma organização pública
Autor(es): Sousa, Amanda Caroline Nonato de
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Governança
Planejamento estratégico
Stakeholders
Organizações públicas
Data de apresentação: 28-Jan-2016
Data de publicação: 2-Mar-2017
Referência: SOUSA, Amanda Caroline Nonato de. Análise de stakeholders no âmbito do planejamento estratégico de uma organização pública. 2016. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, na área de governança pública, tem como objeto de estudo a identificação de stakeholders em uma organização pública para o alcance de seus objetivos. A organização estudada foi o Ministério do Meio Ambiente, especificamente, a iniciativa estratégica de mudanças climáticas, que integra o fórum finalístico de mudança do clima e florestas no âmbito do Planejamento Estratégico do MMA. Levando em consideração o papel de destaque do Brasil no cenário internacional ambiental, especificamente, em relação ao regime de mudanças climáticas, o objetivo da pesquisa foi mapear a constelação de stakeholders que estão relacionados à iniciativa e que podem influenciar no alcance dos objetivos estratégicos da organização. A premissa metodológica baseou-se na busca de informações em fontes diversas, e posteriormente uma triangulação dos dados obtidos. A coleta dos dados ocorreu por meio de: grupo focal, observação participante, entrevista semiestruturada, além da pesquisa documental por meio de documentos oficiais, como relatórios do MMA e notas taquigráficas de audiências públicas, além de reportagens de jornais e revistas. Empregou-se uma abordagem qualitativa e interpretativista baseada na análise de conteúdo e na categorização dos dados segundo a literatura consultada e aos procedimentos metodológicos adotados. No decorrer da pesquisa foram identificados 44 stakeholders aptos a exercerem algum tipo de influência sobre a iniciativa de mudanças climáticas, já os classificando pelo tipo de postura que eles possuem em relação à iniciativa, que poderia ser de cooperação, competição ou ambígua, além dos tipos de poder que os stakeholders representam, de acordo com a percepção dos técnicos do MMA. Por fim, discute-se a importância da identificação e do gerenciamento do relacionamento de organizações públicas com as partes interessadas em seus processos operacionais, e o que pode servir de entrave para a aplicabilidade da técnica, baseando-se na literatura apresentada no referencial teórico e percepção dos servidores técnicos do MMA.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons