Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusDeAssisMicheletto_tcc.pdf496,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Provisão para créditos de liquidação duvidosa em bancos brasileiros : impactos da adoção do modelo previsto na IFRS 9
Autor(es): Micheletto, Matheus de Assis
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Demonstrações contábeis
Risco de crédito
Instituições financeiras
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Fev-2017
Referência: MICHELETTO, Matheus de Assis. Provisão para créditos de liquidação duvidosa em bancos brasileiros: impactos da adoção do modelo previsto na IFRS 9. 2016. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Um dos riscos atrelados a atividade das instituições financeiras é o risco de crédito no qual há a possibilidade do devedor não honrar com o seu compromisso. Por isso o provisionamento das perdas se torna essencial para os bancos pelo cunho de sua atividade. O conselho Monetário Nacional (CMN), prevê dois modelos contábeis para evidenciação do impacto do risco de crédito nas demonstrações contábeis: o modelo estabelecido na Resolução CMN nº 2.682/99 e o modelo tratado na IAS 39. Contudo devido à crise financeira de 2008 houve a necessidade de formular outro modelo, IFRS 9, para substituir a IAS 39. O presente estudo teve o objetivo de avaliar se os bancos brasileiros terão maiores provisões para créditos de liquidação duvidosa nas demonstrações elaboradas em IFRS 9, superando as provisões nos demonstrativos elaborados de acordo com o Cosif. Com base nas demonstrações emitidas por 41 bancos no período de 2009 à 2015, os resultados da análise, por meio do teste estatístico tstudent, revelaram que para cenários onde houver um aumento do impairment superior de 50% nos demonstrativos emitidos pela norma internacional, este será superior ao da Resolução CMN nº 2.682/99 apresentando o grau de confiança aceitável.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons