Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunaPereiraCosta_tcc.pdf576,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência das demostrações contábeis como pilar da governança corporativa
Autor(es): Costa, Bruna Pereira
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Governança corporativa
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Fev-2017
Referência: COSTA, Bruna Pereira. Transparência das demostrações contábeis como pilar da governança corporativa. 2016. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo averiguar se à medida que as empresas instituem maiores níveis de governança corporativa o grau de transparência das informações divulgadas aumenta. A pesquisa, do tipo descritiva e qualitativa foi baseada em uma amostra compostas pelas empresas negociadas na BM&FBOVESPAnos seguimentos 1 e 2 de governança corporativa, totalizando 44 empresas. A análise dos dados compreendeu o período de 2011 a 2015 e foram analisados parâmetros de boas práticas de governança corporativa, e os normativos emitidos pela CVM, BACEN, pareceres de orientações, lei das S.A e COSIF, compilados em um manual com o mínimo de informações que as empresas precisam divulgar elaborado pela empresa de auditoria KPMG. Os resultados obtidos apresentam uma pequena diferençaentre o grau de transparência entre os segmentos analisados, apontando para um comportamento uniforme no nível de transparência das empresas. Logo pode se concluir que por uma diferença de 0,54 pontos percentuais o segmento nível 1 de governança corporativa mantém um grau maior de transparência do que o segmento nível 2 de governança.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons