Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16084
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroHenriquedeSouzaMunhoz_tcc.pdf650,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estresse no trabalho : estudo de caso em unidade estratégica de uma instituição financeira
Autor(es): Munhoz, Pedro Henrique de Souza
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Instituições financeiras
Trabalhador - saúde
Stress ocupacional
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Fev-2017
Referência: MUNHOZ, Pedro Henrique de Souza. Estresse no trabalho: estudo de caso em unidade estratégica de uma instituição financeira. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presença de experiências de estresse no ambiente de trabalho demanda atenção das organizações uma vez que afeta diretamente a saúde e bem-estar de seus funcionários, assim como a produtividade e resultados organizacionais. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as fontes de estresse no trabalho em uma unidade estratégia de uma instituição financeira sob a ótica dos funcionários. A amostra foi composta por 69 funcionários, que responderam a um questionário impresso composto pela Escala de Estresse no Trabalho e uma questão aberta que buscou identificar fontes de estresse no trabalho. A análise de dados foi realizada com auxílio dos programas Excel e SPSS. Os dados provenientes da escala foram analisados quantitativamente por meio de média, desvio padrão, valores mínimo e máximo e os dados obtidos por meio da questão aberta foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a existência de um nível moderado de estresse na unidade estratégica estudada, e as principais fontes de estresse apontadas pelos funcionários. As maiores médias da escala relacionam-se a fatores como ambiguidade de papéis e falta de metas claras na organização, e falta da valorização dos funcionários. As fontes de estresse no trabalho com maior número de ocorrências identificadas pela questão aberta relacionam-se a fatores como sobrecarga quantitativa e ambiguidade de papéis e falta de metas claras na organização. Os resultados encontrados sugerem que as intervenções presentes na instituição para a administração do estresse não são eficazes a médio e longo prazo por abordarem apenas o âmbito individual, negligenciando variáveis organizacionais e do trabalho identificadas neste trabalho como as verdadeiras causadoras das experiências de estresse.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons