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Título: O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos
Autor(es): Barros, André Luis Marques de
Sales, Antonio Erivaldo
Pereira, Francisco Jose Marcelo
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Infraestrutura aeroportuária
Aeroportos
Data de apresentação: 29-Mar-2007
Data de publicação: 23-Mar-2011
Referência: BARROS, André Luis Marques de; SALES, Antonio Erivaldo; PEREIRA, Francisco Jose Marcelo. O impacto das tecnologias no custo operacional dos aeroportos. 2007. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Em 1976 com a inauguração do Aeroporto Internacional de Manaus e logo em seguida com o do Rio de Janeiro o Brasil inicia o processo de revitalização de seus aeroportos, e a arquitetura dos terminais de passageiros passa a ter um grande significado passando a trazer consigo todo o simbolismo que caracterizam os aeroportos como grandes portais de acesso as cidades brasileiras. Paralelamente verifica-se uma grande elevação dos custos operacionais dos aeroportos, devido ao aumento do nível de conforto e segurança oferecido aos usuários, e em uma breve avaliação dos aeroportos da malha INFRAERO recentemente reformados observa-se que em alguns deles existe defasagem entre receita e custos operacionais. A intenção desta pesquisa é avaliar as informações sobre custos dos aeroportos da INFRAERO, sob uma nova abordagem, utilizando indicadores; aprofundar os conhecimentos existentes sobre os aspectos de arquitetura e tecnologias que impactam os custos operacionais dos aeroportos; fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema; e fornecer subsídios para realimentar os processos de planejamento, projeto, construção e gestão dos aeroportos brasileiros.
Abstract: In 1976, after Manaus International Airport inauguration and afterwards the Rio de Janeiro´s one, Brazil begins the revitalization process of its airports and the passengers terminals architecture starts to have a great meaning, bringing with it all the symbolism which characterize the airports as a great entranceway to Brazilian cities. At the same time, a great rise in airports operational costs are verified due to the improvement of the comfort and security levels offered to users. In addition, in a brief evaluation of the recently remodelled airports under Infraero responsibility, an imbalance among income and operational costs is observed in some of them. The purpose of this research is to evaluate informations about Infraero´s airports costs, under a new interpretation, using pointers and making deeper the existing knowledge about architecture and tecnologies features which have an effect upon airports operational costs, providing informations, by a bibliographical revision about the subject matter, to improve the Brazilian airports` planning, project, construction and management processes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.03.TCC.1608
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