Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16077
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThalitaThanieleCoelho_tcc.pdf648,22 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Sônia Freitas Pacheco-
dc.contributor.authorCoelho, Thalita Thaniele-
dc.identifier.citationCOELHO, Thalita Thaniele. O conselho escolar como instrumento na gestão democrática. 2015. 69 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia a Distância, 2015.pt_BR
dc.description.abstractConforme a legislação brasileira, a gestão escolar do ensino público está determinada como princípio democrático, tornando possível a participação da comunidade escolar na elaboração da proposta política e pedagógica da escola. Indagamos quais as principais contribuições do Conselho Escolar nas decisões e deliberações políticas, pedagógicas, administrativas e financeiras de uma escola de Educação Básica- Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Temos como objetivo investigar o conselho escolar como mecanismo de participação e democratização das relações envolvendo a comunidade local, identificando as possibilidades e limites da participação da comunidade escolar e local na gestão escolar da escola pública. Verificando as formas de atuação do Conselho Escolar, baseada na análise de sua concepção teórica e prática, em uma escola pública do município de Alexânia - Goiás, a partir de um enfoque crítico, com intuito de analisar como o Conselho Escolar é formado e organizado na escola. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de Alexânia- Goiás, com base em uma análise documental do Projeto Político Pedagógico e do Conselho Escolar da escola fazendo-se um paralelo das informações coletadas, por meio de um instrumento denominado questionário, a fim de identificar o nível de participação dos sujeitos nas decisões da escola via Conselho Escolar, como mecanismo de democratização das relações políticas e pedagógicas. A pesquisa revela a necessidade, e o desejo de uma participação mais efetiva da comunidade na escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordConselho escolarpt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordComunidade escolarpt_BR
dc.titleO conselho escolar como instrumento na gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-15T19:29:12Z-
dc.date.available2017-02-15T19:29:12Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16077-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Under Brazilian law, the school administration of public education is determined as a democratic principle, enabling the participation of the school community in the development of political and pedagogical proposal of the school. We ask what are the main contributions of the School Board in decisions and policy deliberations, pedagogical, administrative and financial responsibilities of a school education basically Primary Education of the Municipal Education Network. We aim to investigate the school board as a mechanism of participation and democratization of relations involving the local community, identifying the possibilities and limits of participation of the school community and local school management of public schools. Checking the forms of action of the School Board, based on analysis of their theoretical and practical concept in a public school in the city of Alexânia - Goiás, from a critical approach, aiming to analyze how the School Board is formed and organized in school. The survey was conducted in a school municipal Alexânia- Goias, based on a documentary analysis of the Pedagogical Policy Project and the School School Board making a parallel of the information collected through an instrument called questionnaire in order to identify the level of participation of the subjects in school decisions via School Board, as democratization mechanism of political and pedagogical relations. The survey reveals the need and the desire for more effective participation of the community in school.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons