Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebecaBragadeLima_tcc.pdf527,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação social em empreendimentos sociais no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Rebeca Braga de
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Inovação social
Empreendimento social
Empreendedorismo
Empreendimento
Inovação
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 15-Fev-2017
Referência: LIMA, Rebeca Braga de. Inovação social em empreendimentos sociais no Distrito Federal. 2016. 95 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em grande parte dos empreendimentos, a inovação é voltada para fins econômicos, mas frente a uma amplitude de problemas sociais, falhas de mercado e inação do Estado, foram surgindo novas formas de solucionar questões sociais com as chamadas inovações sociais. Portanto, os estudos sobre inovação social estão se fazendo cada vez mais notórios, porém são poucas as pesquisas que se aprofundam quanto ao tema. Com isso, o presente estudo buscou descrever as dimensões de inovação social presentes na literatura e relacioná-las à realidade dos empreendimentos sociais encontrados no Distrito Federal. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, sendo os casos representados por quatro empreendimentos sociais. Para isso, foi realizada uma entrevista semi estruturada em cada caso selecionado com os profissionais responsáveis e precursores de cada empreendimento. Para a análise e interpretação das evidências, o procedimento foi feito por meio da codificação temática, em que foram elaboradas categorias de conteúdo para servirem de comparação nas análises. Os resultados apontam que em todas as etapas do processo de desenvolvimento da inovação social as práticas são similares quanto às abordagens da inovação social apresentadas na teoria. Isso está relacionado a dois fatores que foram identificados em todos os casos: o envolvimento dos atores e beneficiados em todo o processo de criação e implementação de a finalidade de cada empreendimento,que é a resolução de problemas sociais. Além disso, as principais barreiras identificadas nos casos se referem a dificuldade de se obter recursos para manter os empreendimentos, e isso está relacionado a falta de apoio e reconhecimento dos projetos sociais por parte do Estado. Por fim, a premissa básica de todos os empreendimentos analisados é desenvolver processos que visem a transformação de vidas gerando impactos de forma duradoura, e isso foi o que norteou os casos de inovação social apresentados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons