Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SuelyMariaRochaLeite_tcc.pdf952,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira e planos de aposentadoria : um estudo comparado sobre as perspectivas de alunos graduandos
Autor(es): Leite, Suely Maria Rocha
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Educação financeira
Previdência social
Aposentadoria
Planejamento previdenciário
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: LEITE, Suely Maria Rocha. Educação financeira e planos de aposentadoria: um estudo comparado sobre as perspectivas de alunos graduandos. 2016. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O sistema previdenciário e a educação financeira têm servido de cenário para grandes debates em todo o país. Em meio a esses debates o maior desafio tem sido discutir e propor reformas ante a desinformação popular. Esse estudo tem como objetivo identificar o perfil de alunos graduandos no que diz respeito a percepção sobre educação financeira e seus planos relativos a aposentadoria. Para alcance desta proposta, a técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário, aplicado entre alunos formandos dos cursos de Contabilidade, Administração e Economia da FACE da Universidade de Brasília. Além do perfil social, o instrumento buscou identificar, através da escala Likert, a perspectiva dos graduandos sobre conhecimentos em previdência, formas de investimento previdenciário e planejamento futuro. Os resultados apontam que apesar de os alunos possuírem razoável conhecimento sobre aposentadoria e educação financeira, pouco sabem com relação aos regimes previdenciários existentes no país. Em sua maioria, os estudantes sabem o que é a previdência privada, mas mesmo assim não se mostraram preparados para diferenciar com segurança qual dos principais planos de previdência privada atualmente comercializados melhor se adequaria a sua realidade. A pesquisa revelou também que os esforços da sociedade para a disseminação desses conhecimentos são ainda insuficientes. Faz-se necessária uma mudança de percepção a respeito da necessidade e importância de se desenvolver planejamento previdenciário e financeiro desde a juventude. Portanto, tem-se ainda um longo caminho a percorrer em prol da informação populacional, e ela conta com esforços conjunto de toda a sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Aturiais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons