Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JuliaInesRegaSerra_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos métodos colaborativos na cadeia de suprimentos : conceitos e aplicações dos métodos
Autor(es): Serra, Júlia Inês Rega
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Administração de empresas
Cadeia de suprimentos
Data de apresentação: 1-Dez-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: SERRA, Júlia Inês Rega. Análise dos métodos colaborativos na cadeia de suprimentos: conceitos e aplicações dos métodos. 2016. 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As cadeias de suprimentos buscam, cada vez mais, novas formas de se alcançar a competitividade e rentabilidade do mercado por meio de ações que diminuam custos de produção, de logística e incertezas de previsão de demanda. Para isso, surgiram os métodos colaborativos, os quais são um meio de se alcançar a colaboração entre as empresas de uma mesma cadeia de suprimentos. Assim, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar os principais métodos colaborativos aplicados na cadeia de suprimentos, quanto às suas características, vantagens e desvantagens, bem como sua aplicabilidade na realidade das empresas. Foi realizada uma revisão sistemática, seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008), de artigos com estudos de caso e elaborado um quadro com a compilação de informações com análises desses artigos e seus métodos. Esse quadro contribui para a escolha e acompanhamento dos métodos colaborativos nas empresas, além de contribuir para que a academia possa compreender quais são as informações apresentadas sobre eles. Também foi realizado um estudo de caso em uma concessionária em Brasília por meio de entrevistas com três de seus gestores a fim de se perceber a aplicabilidade do tema e seu conhecimento pelo mercado. Por meio deste trabalho percebe-se que as características e os conceitos dos métodos possuem um caráter generalista, não havendo o suporte necessário da literatura para as empresas por se tratar ainda de um tema novo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons