Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FredericoSarcinelliGomes_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reação dos preços de ações ao anúncio de políticas de compensação de executivos : um estudo sobre a concessão de opções de ações no setor bancário no período de 2005 a 2015
Autor(es): Gomes, Frederico Sarcinelli
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Ações (Finanças)
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Bancos
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: GOMES, Frederico Sarcinelli. Reação dos preços de ações ao anúncio de políticas de compensação de executivos: um estudo sobre a concessão de opções de ações no setor bancário no período de 2005 a 2015. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Planos de opções de ações que buscam equilibrar relações entre acionistas e gestores de uma empresa tem se tornado um mecanismo bastante popular entre as mais diversas empresas do mercado acionário brasileiro. No intuito de verificar o comportamento da ação, o estudo foi divido em dois eventos: a convocação para assembleia geral; e a aprovação do plano de opções de ações. Para este estudo, guiado pela metodologia de estudo de eventos, apenas bancos foram utilizados na amostra, visando analisar a peculiaridade do setor. Através de consulta no sistema da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foram encontradas 4 instituições bancárias listadas na BM&FBOVESPA, que deliberaram 12 planos de opções de ações entre os anos de 2005 e 2015. Foi encontrada variações positivas nos períodos antes publicação da notícia e negativa após, demonstrando a tendência de queda nos retornos de ações que adotaram tal política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons