Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnnaliceDeMeloDeBrito_tcc.pdf802,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor pago por aluno adicional nas universidades federais do Brasil decorrentes do Programa REUNI
Autor(es): Brito, Annalice de Melo de Brito
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Gasto público
Universidades e faculdades públicas
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
Ensino superior
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: BRITO, Annalice de Melo de Brito. Valor pago por aluno adicional nas universidades federais do Brasil decorrentes do Programa REUNI. 2016. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo determinar os gastos adicionais pagos por aluno em razão do processo de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) após a sua inserção no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Embora seja um assunto contemporâneo, há poucos estudos sobre os resultados do projeto por se tratar de uma política pública recente, sobretudo no que diz respeito à despesa paga por aluno matriculado. Para apurar esse resultado, utilizaram-se como base os dados oficiais do governo. Os valores da despesa orçamentária paga foram retirados do site Siga Brasil e os dados do Censo da Educação superior, do Portal INEP. Procurou-se destacar a correlação estatística entre as principais características das IFES, no período delimitado de pesquisa, que começa em 2008 até o ano de 2015, confrontando-as com o quantitativo de cursos, docentes, funcionários, concluintes, vagas e a despesa paga. Em termos gerais verificou-se que os gastos federais com a educação cresceram substancialmente em função do programa REUNI. Realizou-se uma análise de regressão linear simples para mensurar o valor pago por aluno adicional das IFES, e constatou-se que o volume de recursos necessários foi de 41 mil reais. Corrigindo monetariamente esse valor e melhorando os índices da regressão linear utilizada para o cálculo, o resultado real foi de 36 mil reais pagos por aluno matriculados anualmente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Aturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons