Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CeciliaCostaLovisiBrasil_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de caso em empresa de bebidas : análise da participação voluntária em projeto de Responsabilidade Socioambiental
Autor(es): Brasil, Cecília Costa Lovisi
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Desenvolvimento sustentável
Trabalho voluntário
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: BRASIL, Cecília Costa Lovisi. Estudo de caso em empresa de bebidas: análise da participação voluntária em projeto de Responsabilidade Socioambiental. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho é apresentado um estudo de caso sobre a experiência de voluntariado em uma grande empresa. Primeiramente, são apresentados os principais conceitos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que é então situada no contexto histórico. Vê-se que a RSC é um caminho que toda empresa socialmente responsável deve trilhar. A meta foi submeter um questionário a um conjunto de funcionários da Ambev, que participa em um programa que faz parte do compromisso voluntário da empresa, buscar mapear as respostas e encontrar elementos para fomentar o aumento da participação das pessoas e da empresa em ações de RSC. Houve uma ampla dispersão dos respondentes no tocante ao gênero, idade, cargo, com notada diminuição dessa dispersão quando a idade aumenta e quando têm filhos. Percebeu-se também que o fato do funcionário realizar trabalho voluntário fora da empresa não implica que o mesmo irá ser mais participativo nas ações promovidas dentro da empresa. Concluiu-se que é necessário criar meios para incentivar mais funcionários a participarem das atividades socioambientais, o que pode ser atingido com incentivo dos gestores, como valoração em análises de desempenho e como meio de crescer na carreira. Incentivos não monetários, mas relacionados à carreira, podem contribuir para o aumento de funcionários envolvidos nessas atividades e para a melhorar a percepção externa da empresa junto à sociedade e no âmbito empresarial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons