Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaMafraSuda_tcc.pdf708,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação entre o risco sistemático e o beta contábil : aplicação aos setores de construção civil e instituição financeira
Autor(es): Suda, Amanda Mafra
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Instituições financeiras
Risco sistemático
Beta contábil
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Fev-2017
Referência: SUDA, Amanda Mafra. Associação entre o risco sistemático e o beta contábil: aplicação aos setores de construção civil e instituição financeira. 2016. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A partir da teoria de hipótese eficiente de mercado, da teoria do portfólio e do CAPM surgiram diversas pesquisas tentando explicar a relação das informações contábeis com a reação do mercado. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar se o beta calculado através das informações contábeis apresenta relação estatisticamente significativa com o risco sistemático, apresentado no CAPM. Para isso foram selecionadas 35 ações da BM&FBOVESPA, ordinárias e preferenciais, de dois setores da economia, um regulado pelo governo, as instituições financeiras, e o outro não regulado, o setor de construção civil, entre os anos de 2008 e 2014. Para o cálculo do retorno contábil foram utilizadas três formas: margem líquida, retorno sobre o ativo e retorno sobre o patrimônio líquido, como retorno do ativo para o cálculo do beta de mercado foi utilizado o preço de fechamento da ação e como retorno de mercado utilizado foi o índice Ibovespa. O teste estatístico utilizado, para verificar a significância dos valores encontrados, foi o teste T. Como principal resultado verificou-se que o beta contábil não possui relação estatisticamente significativa como beta de mercado, porém a amostra individual de instituições financeiras apresentou que existe uma relação entre o beta de mercado e o beta contábil, sendo necessário um estudo mais aprofundado sobre o setor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Aturais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons