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Título: Preços e disposição a pagar dos hortifrútis orgânicos e convencionais no varejo
Autor(es): Corrêa, Gabriela Vilela Moraes
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentos orgânicos
Comércio varejista
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: CORRÊA, Gabriela Vilela Moraes. Preços e disposição a pagar dos hortifrútis orgânicos e convencionais no varejo. 2016. 75 f. il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os preços de hortifrútis orgânicos e convencionais praticados por diferentes tipos de varejo e identificar a disposição a pagar dos consumidores pelos hortifrútis orgânicos. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo elas: pesquisa bibliográfica, análise dos preços reais praticados por varejistas e identificação da disposição a pagar pelos consumidores. O estudo tem caráter descritivo e abordagem quantitativa. Para a etapa dois o corte foi longitudinal e para etapa três foi transversal. A coleta de dados referente aos preços ocorreu mediante visitas em sete estabelecimentos incluindo feiras e supermercados. Para a etapa 3, referente a disposição a pagar, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online aplicado com consumidores responsáveis pela compra de alimentos de suas residências. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de gráficos no Excel, estatística descritiva e ANOVA. Os resultados indicaram que os hortifrútis orgânicos em sua maioria são mais caros quando comparado com seus substitutos convencionais. Mas essa diferença é menor quando a compra é realizada em feiras. Conclui-se também que os consumidores estão dispostos a pagar, em média, cerca de 5 a 10% a mais pelo orgânico. O perfil dos consumidores se encaixa em pessoas entre 36 a 45 anos, casadas e com grau de escolaridade elevado. Verificou-se também que a renda e sexo não interferem na disposição a pagar. Este estudo contribuiu para que consumidores tenham acesso às informações de preços dos hortifrútis orgânicos nos diferentes tipos de varejo. Além de poder auxiliar responsáveis por supermercados e feiras orgânicas na captação de possíveis clientes após conhecer o perfil dos consumidores e nível de disposição a pagar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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