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Título: Análise de risco de incidentes de aeronaves em solo durante operações de pouso ou decolagem
Outros títulos: Risk analysis of aircraft incidents on the ground during landing or take-off operations
Autor(es): Santos, Roberta David de Aquino
Orientador(es): Sant'Anna, José Alex
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Acidentes aéreos
Aeronáutica - medidas de segurança
Data de apresentação: Out-2009
Data de publicação: 22-Mar-2011
Referência: SANTOS, Roberta David de Aquino. Análise de risco de incidentes de aeronaves em solo durante operações de pouso ou decolagem. 2009. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Neste trabalho foram apresentadas pesquisas sobre análise de risco, referentes a incidentes de aeronaves em solo durante operações de pouso e decolagem em aeródromos, sendo elaborado um comparativo entre os modelos de análise de risco de Eddowes et al. e do ACRP Report 3. Tendo em vista que tais modelos se baseiam em dados estatísticos colhidos de aeródromos de várias partes do mundo, foram analisadas as considerações presentes em cada modelo, com o objetivo principal de verificar a aplicabilidade em aeródromos brasileiros. Foi verificada uma variação significativa entre os resultados obtidos pelos dois modelos, principalmente quando considerada a presença de fatores adversos nas operações do aeródromo. Concluiu-se que o modelo apresentado pelo ACRP Report 3 é mais adequado para análise da probabilidade de incidentes em solo durante operações de pouso e decolagem em aeródromos brasileiros, por considerar os fatores operacionais presentes no aeródromo avaliado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This document presents risk analysis research about aircraft incidents on the ground at airports during landing or take-off operations, comparing the risk analysis models of Eddowes et al. and ACRP Report 3. Considering that such models are based on statistical data collected from airports in many parts of the world, the considerations present in each model were analyzed, with the main purpose of checking the applicability in Brasilians airports. A significant variation between the results obtained by the models was verified, mainly when considering the presence of adverse factors in airport operations. It was concluded that the ACRP Report 3 model is more adequate on analysis of the probability of incidents at Brasilian airports during landing or take-off operations, since it considers operational factors present in the airport being evaluated.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil

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