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Título: Consumo de frutas, legumes e verduras orgânicos : um estudo sobre fatores motivadores do consumo e disposição a pagar
Autor(es): Duarte, Jennifer Salge
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Alimentos orgânicos
Consumidores - comportamento de compra
Alimentação
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: DUARTE, Jennifer Salge. Consumo de frutas, legumes e verduras orgânicos: um estudo sobre fatores motivadores do consumo e disposição a pagar. 2016. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Haja vista o crescimento da demanda por alimentos orgânicos, o conhecimento acerca dos aspectos relacionados ao seu consumo tem-se mostrado precioso instrumento para criação de estratégias mercadológicas. Nesse diapasão, o presente estudo teve por objetivo identificar os fatores que influenciam a demanda por FLV orgânicos no Distrito Federal. Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com natureza qualitativa. Para o alcance do objetivo proposto, foram realizadas 13 entrevistas adotando-se o princípio da saturação como parâmetro. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturado composto por 17 questões. Foram estabelecidas três categorias teóricas de análise, quais sejam: comportamento de compra, fatores motivadores do consumo e disposição a pagar. Observou-se que o acesso, o preço e o tempo disponível são os principais fatores que limitam a frequência de compras dos participantes e consumidores de FLV orgânicos optam por realizar suas compras em feiras. A saúde foi o principal fator motivador do consumo de orgânicos apontado, seguido da preocupação com meio ambiente e qualidade superior desses alimentos. Por fim, observou-se que os consumidores de FLV orgânicos possuem disposição a pagar maior do que não consumidores, e que não consumidores tendem a considerar o preço dos orgânicos muito caro. Dessa forma, a presente pesquisa forneceu insumos para estruturação da oferta de orgânicos no Distrito Federal.
Abstract: Due to an increasing demand for organic food, the knowledge of aspects related to its consumption has become a valuable tool to develop marketing strategies. On this ground, this study aims to identify which motives influence the demand for organic food, as far as residents of Federal District, Brazil are concerned. Therefore, it consists of a descriptive and exploratory research of qualitative nature. With a view to achieving the aforementioned objectives, thirteen interviews were carried out. The principle of saturation was taken as a parameter and a script with 17 semi-structured questions was used. Three theoretical categories of analyses were established: purchase behavior, consumer’s purchasing motives, and willingness to pay. It was observed that accessibility, price and time are the main factors which limit the frequency in which participants purchase organic fruit and vegetables. Consumers choose to shop for organic fruit and vegetables at street markets. Health was deemed the most relevant motivating factor towards organic food consumption, followed by environmental concern and superior quality. Finally, it has been observed that consumers of organic food and vegetables are more willing to pay higher prices than those who are not. Non-consumers tend to consider the price of organic food more expensive. Therefore, this research has provided input to structure the organic food supply in the Federal District, Brazil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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