Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16007
Título: | O ensino da arte com tecnologias digitais : um desafio na Escola Municipal Professor Giuseppe Carnimeo |
Autor(es): | Oliveira, Luciana Maria Marques de |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Arte - estudo e ensino Tecnologia na educação Dispositivos móveis Fotografia |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 9-Fev-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Luciana Maria Marques de. O ensino da arte com tecnologias digitais: um desafio na Escola Municipal Professor Giuseppe Carnimeo. 2016. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa teórico-prática e reflexiva a respeito do ensino de
Arte e o possível uso de tecnologias digitais em escola da rede pública municipal de Barretos.
O surgimento de novas tecnologias na sociedade acaba influenciando as instituições escolares
apresentando novos paradigmas e novas práticas educacionais. O acesso a essas tecnologias e
a atualização dos profissionais da educação se faz necessário para que a sala de aula se
apresente como algo prazeroso e incentivador do processo ensino/aprendizagem. Utilizou-se
uma metodologia que incluiu o uso do aparelho celular para tirar fotografia como instrumento
didático-pedagógico nas atividades, a fim de despertar a responsabilidade ao manusear este
instrumento e entender que se pode atribuir outro uso a ele e, também, o programa de
software Gimp para motivar os alunos e proporcionar uma aula mais atrativa, bem com
oportunizar as possibilidades de ir além em seus estudos nesta interação com o computador. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons