Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16003
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SamuelMendesNunes_tcc.pdf698,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O procedimento licitatório e as compras públicas : o âmbito de visão da organização licitante
Autor(es): Nunes, Samuel Mendes
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Administração pública
Pregão (Licitação pública)
Licitação pública
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: NUNES, Samuel Mendes. O procedimento licitatório e as compras públicas: o âmbito de visão da organização licitante. 2016. 43 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O processo licitatório é a formação de um vínculo negocial entre um determinado ente ou órgão interessado com uma organização privada que fornece algum produto ou serviço. A seguir, observa-se que, nesse trabalho o objetivo foi analisar como funciona em si o surgimento dessa relação, bem como identificar a formação das consequências evolutivas para uma instituição que opta por investir em tal ramo, dando enfoque central na modalidade de pregão eletrônico. Para isso, foi feito uma pesquisa exploratória descritiva através de um estudo de caso. Pela facilidade de acesso, foi escolhida uma empresa que atua no mercado a um considerável tempo (10 anos), e por meio da realização de uma entrevista semiestruturada com o CEO e fundador desta organização, efetuou-se uma pesquisa de campo com tal entidade. Os resultados indicaram que há diversos pontos a se atentar neste específico mercado, sendo primordial a constante adequação ao que abrange todo o processo, seja no cumprimento de prazos, seja na criação de parcerias e aceitação do âmbito da concorrência. Também foi possível constatar a importância no que tange ao respeito das normas brasileiras vigentes e a imprescindível e total legalidade nos atos, para que assim sejam possíveis e evidenciados o sucesso e a evolução na devida esfera. É possível assim concluir que tal estudo é muito benéfico para a absorção de conhecimento nesta interessante área, sendo transmitida uma perspectiva muito positiva no que se refere a contribuição para pesquisas futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons