Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15996
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroHenriqueCarvalhoSouto_tcc.pdf626,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de governança corporativa de instituições bancárias listadas na BOVESPA : uma análise empírica classificatória utilizando a análise discriminante múltipla
Autor(es): Souto, Pedro Henrique Carvalho
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Governança corporativa
Instituições financeiras
BM&FBOVESPA
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: SOUTO, Pedro Henrique Carvalho. Nível de governança corporativa de instituições bancárias listadas na BOVESPA: uma análise empírica classificatória utilizando a análise discriminante múltipla. 2016. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Governança corporativa é um tema que está cada vez mais presente no dicionário empresarial, pois vem mostrando sua grande importância para a consolidação de uma gestão de qualidade que consiga maximizar a riqueza de todos os stakeholders envolvidos no processo. Este estudo apresenta uma análise da qualidade de governança corporativa das instituições financeiras listadas na BOVESPA e se essas empresas realmente estão inseridas em um nível de governança corporativa adequado, para isso foi criado um índice de governança corporativa envolvendo essas intuições bancárias e após realizou uma análise discriminante múltipla para aferir as diferenças entre a atual classificação da BOVESPA e a reclassificação feita com base no índice. Os resultados apontaram que mesmo a BOVESPA utilizando poucos critérios de classificação a distinção dos grupos se mostrou eficiente, pois os critérios utilizados pela BOVESPA são os que possuem maior poder discriminante, ou seja, maior poder de diferenciação entre as empresas, conseguindo assim atender de maneira satisfatória os interesses dos investidores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons