Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoFerrettidoCarmo_tcc.pdf796,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Finanças comportamentais : um estudo sobre o viés do status quo com alunos de graduação da UnB
Autor(es): Carmo, Thiago Ferretti do
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Status quo (Administração)
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: CARMO, Thiago Ferretti do. Finanças comportamentais: um estudo sobre o viés do status quo com alunos de graduação da UnB. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Uma das premissas do modelo contemporâneo de finanças é a racionalidade do tomador de decisão, manifestada através da busca pela maximização da utilidade. Um modelo alternativo, denominado finanças comportamentais preconiza que nem sempre as decisões humanas podem ser consideradas racionais. Quando o modelo racional apresenta uma falha ocorre uma anomalia. Uma dessas anomalias, conhecida como viés do status quo, é decorrente de um efeito denominado aversão à perda, onde as perdas assomam como maiores do que os ganhos equivalentes. Assim, o viés do status quo representa uma inclinação dos tomadores de decisão a escolher determinada alternativa, quando ela é enquadrada como a opção pré-definida, o que viola o axioma da invariância da Teoria da Utilidade Esperada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons