Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunaPinheiroFaria_tcc.pdf724,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores que motivam os jovens da Geração Z nas organizações
Autor(es): Faria, Bruna Pinheiro
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Jovens
Mercado de trabalho
Empresas
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 7-Fev-2017
Referência: FARIA, Bruna Pinheiro. Fatores que motivam os jovens da Geração Z nas organizações. 2016. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar quais são os principais fatores que atraem e motivam os jovens da Geração Z em uma empresa privada brasileira. A imersão da Geração Z no mercado de trabalho tem influenciado a forma de pensar e agir de gestores e de demais grupos de gerações que buscam entender a nova realidade trazida por esses jovens para o mundo corporativo. Assim, conhecer quais são os fatores motivacionais e de atração desse público é extremamente relevante para conseguir compreender as mudanças relacionadas que (e se) estão ocorrendo no interior das organizações. A pesquisa em questão é classificada como empírica, exploratória, de abordagem quantitativa e recorte temporal transversal. A coleta de dados ocorreu em uma empresa privada do setor financeiro sediada em Brasília, com aproximadamente 1000 funcionários em seu quadro atual. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário fechado, elaborado pela própria autora com base na literatura científica da área, estruturado e padronizado por meio de processo de validação de face, contendo questões associadas a escalas politômicas e tipo Likert de 6 pontos (0 a 5). Como população de interesse, tendo como critério a faixa etária entre 18 e 26 anos, sendo 59 participantes da pesquisa e foram considerados válidos para fins de análise. Os dados foram tratados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences — SPSS, versão 21.0. Foram utilizadas estatísticas descritivas como média, frequência, desvio padrão, mínimos e máximos. Os resultados verificaram empiricamente o que foi previsto na literatura científica de referência sobre os fatores de perfil, de atração e de motivação da Geração Z no trabalho, como o fato de a Geração Z buscar organizações que promovam seu desenvolvimento e crescimento na organização e espera de seus líderes e gestores capacidade para auxiliá-los em tal desenvolvimento. Além disso, foi possível observar semelhanças com a Geração Y, como, por exemplo, a busca de um crescimento profissional rápido, assim como a alteração de cargos. Foram identificadas, também, importantes particularidades da Geração Z, se comparada com as anteriores. Em tese, essa geração busca desafios constantes como forma de motivação para que o trabalho não se torne desinteressante, mas tal resultado não foi corroborado na pesquisa. Com os resultados, espera-se ter fornecido insumos importantes para a gestão de pessoas no que se refere à gestão de gerações no trabalho. Do ponto de vista acadêmico, pode-se dizer que o estudo contribuiu para a proposição e teste-piloto de uma medida de motivação e atração da Geração Z no trabalho, abrindo uma agenda de pesquisa em relação a esse aspecto, além de ter contribuído para o desenvolvimento de pesquisas empíricas sobre o tema, que, em geral, são escassas no Brasil. Ao final, os limites da pesquisa são discutidos, e é proposta uma agenda de pesquisas futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons