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dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorSchneider, Yurick de Carvalho-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Yurick de Carvalho. A confiança de consumidores em selos de certificação orgânica e sua relação com o valor percebido do produto. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizada no Distrito Federal teve como objetivo verificar a relação entre a confiança dos consumidores de alimentos orgânicos possuidores de certificação e o valor percebido do produto. Inicialmente foi realizada uma revisão teórica com o intuito de apresentar e aprofundar conceitos inerentes às variáveis do estudo, sendo eles: consumo consciente; rotulagem e certificação ambiental; confiança do consumidor; e valor percebido. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com delineamento transversal e natureza quantitativa. Para coletar os dados do estudo, foi utilizada plataforma online (Typeform), sendo obtidos 410 questionários válidos. O questionário utilizado é composto por 29 itens, estando presente: escala de mensuração do Valor Percebido proposta por Sweeney e Soutar (2001) e adaptada por Nguyen et al. (2015); escala de mensuração da Confiança proposta por Teng e Wang (2015); itens sobre a frequência e local de compra, produtos mais comprados e dados demográficos. Após o tratamento dos dados, as análises foram realizadas por meio de técnicas de estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória e da Regressão Múltipla Linear. Os resultados apontaram o Valor Percebido e a Confiança do consumidor com níveis medianos, também foi verificado que as dimensões que mais agregaram valor aos alimentos orgânicos foram o valor emocional e o valor funcional. No que se refere à relação existente entre o valor percebido e a confiança, o estudo verificou que o valor percebido influencia em 40,9% (R²) a confiança, sendo considerada uma relação muito significativa. Considerando tais resultados, produtores e empresas certificadoras de alimentos orgânicos podem direcionar seus esforços para a melhoria de atributos que produzam um aumento do valor percebido por seus consumidores de modo que suas confianças em tais produtos também se elevem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordAlimentos orgânicospt_BR
dc.subject.keywordCertificação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPreçospt_BR
dc.subject.keywordConsumo alimentarpt_BR
dc.subject.keywordAlimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - valores sociaispt_BR
dc.titleA confiança de consumidores em selos de certificação orgânica e sua relação com o valor percebido do produtopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T11:15:58Z-
dc.date.available2017-02-07T11:15:58Z-
dc.date.submitted2016-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15973-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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