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Título: Uso do sistema BIM no processo de projeto de terminais de passageiros aeroportuários : o caso do terminal em “satélite” do Aeroporto Internacional de Brasília – SBBR
Autor(es): Ribeiro, Julio Tollendal Gomes
Orientador(es): Barreto, Eduardo Müssnich
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Building Information Modeling (BIM)
Data de apresentação: Out-2009
Data de publicação: 18-Mar-2011
Referência: RIBEIRO, Julio Tollendal Gomes. Uso do sistema BIM no processo de projeto de terminais de passageiros aeroportuários: o caso do terminal em “satélite” do Aeroporto Internacional de Brasília – SBBR. 2009. 132 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A Modelagem de Informações para a Construção (Building Information Modeling – BIM) é considerada um novo paradigma na construção de grandes e complexas edificações. Embora essa técnica já seja uma realidade em grandes obras no mundo, essa tecnologia é bastante incipiente no Brasil e ainda não foi implementada ou testada em seu sistema aeroportuário. As limitações na implementação do BIM se devem, em grande parte, à falta de conhecimento de projeto no Brasil destas novas tecnologias. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um modelo com tecnologia BIM aplicado ao projeto de terminais de passageiros aeroportuários no Brasil, tendo como estudo de caso o terminal de passageiros (satélite sul) do Aeroporto Internacional de Brasília - DF. Para a construção do modelo, primeiramente foram avaliados os aspectos de infra-estrutura e gestão pertinentes à implementação de um modelo com o sistema BIM na Infraero. Foram utilizados dados obtidos junto à empresa, por meio de consulta a documentos institucionais. Foi realizada uma análise comparativa entre o modelo BIM e o modelo tradicional utilizado pela Infraero, a partir da identificação dos passos de trabalho necessários para desenvolvimento do projeto, e possível necessidade de re-trabalho envolvido em cada método. Além disso, o modelo BIM foi avaliado em termos de sua aplicabilidade, desafios, vantagens e o custo-benefício para a sua implementação na empresa. Esperamos poder contribuir na utilização do BIM para gestão de infra-estrutura de terminais de passageiros aeroportuários no Brasil, de forma a otimizar o planejamento e a construção de estruturas complexas e, com isso, colaborar para a atualização do segmento aeroportuário no Brasil, representados pela Infraero.
Abstract: Building Information Modeling – BIM is a new paradigm in the construction of large and complex buildings. Although that technique is already a reality abroad, that technology is quite incipient in Brazil and hasn’t yet been implemented or tested in its airport system. The difficulties in the implementation of BIM are due, largely, to the lack of knowledge in Brazil of these new technologies. The present study had as objective to develop, implement and evaluate a BIM model of airport terminals of passengers in Brazil, having as case study the passengers' south satellite of the International Airport of Brasília - DF. For the construction of the model, firstly was appraised the infrastructure and management aspects in the implementation of BIM system at Infraero. Data used were obtained from Infraero, through consultation to institutional documents. A comparative analysis was carried out between the BIM model and the conventional model used by Infraero, starting from the identification of necessary work steps and possible re-work needed in each method. Besides, the BIM model was evaluated in terms of its applicability, challenges, advantages and cost-benefit for its implementation in Infraero. We hoped to contribute to the use of BIM for the development of airports in Brazil, to optimize the planning and the construction of complex structures and to collaborate for the updating of this field in Brazil, represented by Infraero.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1597
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