Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlissonBernardoAlves_tcc.pdf495,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência na geração interna de retorno das empresas de construção de prédios residenciais
Autor(es): Alves, Alisson Bernardo
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Edificações
Retorno sobre ativos
Construção civil
Construção civil - empresas
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 2-Fev-2017
Referência: ALVES, Alisson Bernardo. Eficiência na geração interna de retorno das empresas de construção de prédios residenciais. 2016. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Construção de prédios residênciais foi essencial para se manter a economia do Brasil ativa em pleno cenário de crise econômica mundial, fazendo com que nossa economia ganhasse relevância e respeito frente as grandes potências mundiais. Com o crescimento nas políticas habitacionais, construtoras passaram a se destacar na economia e ganharam espaço no mercado de ações. Com a relevância desse segmento para a economia nacional, se analisa como o ROA (Retorno dos Ativos) se relaciona com o ILC (Índice de Liquidez Corrente), RP (Retorno dos Proprietários) e RCT (Retorno do Capital de Terceiros) buscando encontrar se a empresa é eficiênte na utilização de seus ativos, a amostra é composta pelas demonstrações financeiras padronizadas de 17 empresas negociadas na BM&FBOVESPA no período de 2008 a 2015. A pesquisa busca encontrar se a relação da ROA com as outras variáveis contábeis, se há eficiência na gestão dos ativos da empresa. Para se chegar a esse objetivo foi utilizado a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis). Com a aplicação dessas metodologias se pode encontrar uma relação grande de ineficiência na amostra. Onde a ROA necessita de níveis maiores para se alcançar a eficiência. Mostrando grande volatilidade neste segmento e diferenças apuradas entre as empresas da amostra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons