Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MayaneRibasRodriguesdosSantos_tcc.pdf370,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O caminho se faz ao caminhar : o consultório na rua frente aos usuários de álcool e outras drogas
Autor(es): Santos, Mayane Ribas Rodriguês dos
Orientador(es): Santos, Josenaide Engracia dos
Assunto: População em situação de rua
Promoção da saúde
Drogas - usuários
Alcoólatras
Consultório na rua
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: SANTOS, Mayane Ribas Rodriguês dos. O caminho se faz ao caminhar: o consultório na rua frente aos usuários de álcool e outras drogas. 2015. [17] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução. O consultório na rua (CR) como política da atenção básica que promovam a acessibilidade a serviços da rede institucionalizada, a assistência integral e a promoção de laços sociais para os usuários em situação de exclusão social, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania e que foi implantado em 2012 no cenário do distrito Federal. O objetivo do estudo foi compreender como tem sido a inserção dos profissionais com a temática e conhecer as estratégias que são utilizadas frente aos usuários de álcool e outras drogas. Metodologia. Foi utilizado a abordagem qualitativa, tendo como fundamento teórico o construcionismo social. Instrumento as entrevistas semiestruturada, e a análise dados o mapa de associação de ideias. Resultados. As discussões foram voltadas para o território de atuação dos profissionais, a dificuldade de se encontrar em um território vivo, as estratégias e recursos que a equipe utiliza que implica em vários questionamentos inclusive de um não saber, assim como também as articulações com diversos setores e as possíveis atuações de profissionais que não compõem a equipe. Considerações. Deste modo, pode-se apreender que apesar da recente implantação do CR, apresenta um caminho que já está sendo gradativamente construído, conjugando vários elementos importantes como: acolhimento, cuidado, interdisciplinariedade, os múltiplos recursos, intersetorialidades e melhora no acesso dos usuários aos profissionais e aos serviços de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2015.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons