Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NataliaPereiraAfonso_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A cultura organizacional como influenciadora na tomada de decisão : um estudo de caso na PTS/RS
Autor(es): Afonso, Natália Pereira
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Cultura organizacional
Tomada de decisão
Comunicação organizacional
Estrutura organizacional
Data de apresentação: 23-Nov-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: AFONSO, Natália Pereira. A cultura organizacional como influenciadora na tomada de decisão: um estudo de caso na PTS/RS. 2016. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar a tomada de decisões dentro da perspectiva da cultura organizacional na Procuradoria Junto aos Tribunais Superiores (PTS) localizada no Rio Grande do Sul e atuando no Distrito Federal. Foi observado nessa pesquisa outros aspectos, como a estrutura e a comunicação organizacional que a representatividade da Procuradoria Geral do Estado (PGE) do Rio Grande do Sul tem em relação à sua atuação no no DF. Em se tratando da metodologia, tratou-se de utlizar uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa em que foi utilizado o método de estudo de caso. A partir da pesquisa de campo, alguns resultados poderam ser destacados: como as dificuldades resultantes da distância em relação a PGE do Rio Grande do Sul, como a demora de feedbacks e a falta de um suporte imediato, porém, apesar disso, a PTS possui um alto grau de autonomia e sua estrutura organizacional atende todas suas necessidades. Também é possível dizer que o incentivo a grupos não é um aspecto forte dentro da cultura da PTS e esse é um ponto a ser repensado, podendo melhorar ainda mais a questão dos empecilhos encontrados. Finalmente, o estudo indica a necessidade de se ampliar a discussão sobre os problemas e incoerências encontrados na pesquisa, sendo preciso analisar como isso afeta a rotina de trabalho, a fim de otimizar execução das atividades e o clima organizacional da PTS do DF principalmente e também outras instituições que passem pelas mesmas dificuldades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons