Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathaliaBorgesMustefaga_tcc.pdf973,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Startups e os fatores necessários para a difusão da inovação : um estudo de empresas no DF
Autor(es): Mustefaga, Nathália Borges
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Inovações tecnológicas
Incubadoras de empresas
Startup
Inovação
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: MUSTEFAGA, Nathália Borges. Startups e os fatores necessários para a difusão da inovação: um estudo de empresas no DF. 2016. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os aspectos que são preponderantes na difusão da inovação nas startups do DF, verificando o impacto, as principais parcerias estabelecidas e as barreiras encontradas para na propagação da inovação. Além disso, visou-se estabelecer uma comparação, desses aspectos, entre empresas graduadas que passaram pelo processo de incubação e empresas que nunca participaram de uma incubadora. Ademais, foi estabelecida uma comparação entre uma incubadora de universidade pública e uma de universidade particular. Inicialmente é apresentada uma síntese da inovação, sua trajetória e os principais aspectos relacionados com o tema, depois é exposto o modelo de startups, seguido da proposta das incubadoras e como elas se inserem no contexto brasileiro. A metodologia se caracteriza por ser quantitativa descritiva, utilizando a técnica de levantamento Survey. Durante a pesquisa foram enviados questionários, modelo adaptado da PINTEC, à essas empresas, por meio de e-mails, obtendo resposta de 12 empresas graduadas e 10 empresas não incubada, totalizando 22 questionários respondidos. Nos resultados verificou-se que as empresas não incubadas possuem um maior alcance e grau de novidade comparado as graduadas. Foi constatado que as empresas graduadas por uma incubadora, de modo geral tiverem mais impacto em suas inovações e tiveram mais cooperação, atribuindo maior importância aos parceiros do que as não incubadas. Além disso, a pesquisa mostra que as empresas graduadas utilizaram mais dos incentivos e financiamentos provenientes do governo, porém, essas startups tiveram mais barreiras que afetaram o lançamento e a difusão da inovação no mercado. De modo geral, as incubadoras se mostraram indiferentes para o crescimento e para a propagação da inovação, e ainda a incubadora da universidade particular contribuiu mais nesses aspectos do que a da universidade pública, com exceção ao auxílio na redução dos riscos inerentes à inovação. Por fim, são feitas recomendações, contribuições e limitações encontradas no estudo, além da constatação de que as inovações das empresas não incubadas possuem maior difusão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons