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2016_AnaBragaDorneles_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCarvalho, Alexandre Assis-
dc.contributor.authorDorneles, Ana Braga-
dc.identifier.citationDORNELES, Ana Braga. Análise da produção acadêmica no campo da educação ambiental: um olhar cienciométrico (1992-2016). 2016. x, 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou configurar o cenário de publicações acadêmicas produzidas no campo da educação ambiental no período de 1992 a 2016 no Brasil. A pergunta que motivou essa pesquisa tem duplo caráter: existem tendências temáticas do estudo em EA ou se trata de um campo inerentemente plural? Para tanto, mapeou-se a distribuição geográfica, bem como a dinâmica e frequência de publicações dos estudos desenvolvidos. Para responder a essas questões foram consideradas 117 publicações indexadas na base de dados Web of science (ISI) para as análises. As discussões e resultados foram articulados em cinco eixos específicos: análise das publicações ao longo do recorte temporal, instituições envolvidas nas pesquisas, tendências temáticas, diversidade metodológica das publicações e uma linha de acontecimentos associada à análise temporal das publicações. Observou-se ao longo das análises, que há uma recente diversificação temática e metodológica do campo nos últimos 10 anos. Porém, outro aspecto relevante é o fato de que muitos trabalhos acionam a temática de forma marginal nas pesquisas. Observa-se, ainda uma relativa concentração das publicações para as instituições no eixo sul-sudeste do país e pouca divulgação científica para esse campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCienciometriapt_BR
dc.titleAnálise da produção acadêmica no campo da educação ambiental : um olhar cienciométrico (1992-2016)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T12:25:07Z-
dc.date.available2017-01-31T12:25:07Z-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15907-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to assess the scenario of academic publications related to the Environmental Education (EE) field produced between 1992 and 2016 in Brazil. The question that motivated our work has double focus: Are there thematic trends on the publications in EE or is it an inherently plural field? Therefore, it was mapped the geographic distribution as well as the dynamics and frequency of publications of the developed studies. To answer these questions, 117 indexed publications were considered in the Web of Science (ISI) database for these analyzes. Discussions and results were structured in five specific axes: the publications analysis in a period of time, the institutions involved in the research, thematic trends, methodological diversity of publications, and a timeline associated with the temporal analysis of publications. Based on our analyzes, we observed that there is a recent thematic and methodological diversification in EE field in the last 10 years. However, another relevant aspect is due to many publications enhance marginally this theme the researches. It is also observed a relative concentration of publications by the institutions located in South-Southeast axis of the country and a little scientific disclosure for this field.pt_BR
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