Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15896
Título: | Ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva : possibilidades e desafios segundo educadores |
Autor(es): | Cauassa, Maria Nilsa de Souza |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Atividades lúdicas Surdos - educação Inclusão escolar Ludicidade Surdos |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 30-Jan-2017 |
Referência: | CAUASSA, Maria Nilsa de Souza. Ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva: possibilidades e desafios segundo educadores. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. |
Resumo: | O trabalho é parte integrante de uma pesquisa realizada sobre a ludicidade e
inclusão de estudantes com deficiência auditiva: possibilidades e desafios segundo
educadores. O principal objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de um
grupo de educadores sobre o papel da ludicidade para a inclusão e promoção da
socialização de alunos com deficiência auditiva, ressaltando as possibilidades e
desafios de uso desse recurso pedagógico no cotidiano escolar. No primeiro
momento deste estudo foi feita uma pesquisa bibliográfica mediante a leitura
sistemática e fichamento das obras estudadas, através de livros da biblioteca e em
outros artigos de revistas e livros pesquisados na biblioteca virtual da UNB e em
seguida foi realizado uma pesquisa qualitativa, que é bastante utilizada no campo
educacional. Durante a elaboração do mesmo, constatei a grande importância das
atividades lúdicas para inclusão de alunos com deficiência auditivas. Com isso, foi
abordado no decorrer deste trabalho os seguintes temas: a história do lúdico, a
importância das atividades lúdicas na educação e o lúdico para a inclusão de alunos
com deficiência auditiva. Os resultados obtidos permitiram-me conhecer e
compreender os desafios da inclusão a partir da experiência e do discurso de
educadores que trabalham diretamente com a inclusão de alunos com deficiência
auditiva. Contudo, fazem-se necessários novos estudos científicos a serem
realizados sobre a ludicidade e inclusão de estudantes com deficiência auditiva
segundo educadores tendo em consideração que é um assunto importante no meio
educacional e que adquirido mais espaço na prática pedagógica do educador. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons