Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15895
Título: O papel da gestão na construção de uma escola inclusiva
Autor(es): Sousa, Maria Nieda Castro de
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Inclusão escolar
Professores - formação
Gestão escolar
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs)
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Referência: SOUSA, Maria Nieda Castro de. O papel da gestão na construção de uma escola inclusiva. 2015. 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetivou em analisar o papel que a gestão escolar exerce no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais de uma escola Estadual Rural, localizada em Senador Guiomard - AC. Buscou ainda identificar as estratégias da gestão para promover a inclusão escolar, bem como os pontos principais destacados pelos professores no processo de inclusão. Utilizamos vários autores que abordam o tema em destaque e, em especial, Kelman (2010), Silva (2006), Sanches (2006), Stinback (1999), Brasil (2003), entre outros. Foi feita uma pesquisa de campo, analisada qualitativamente, por meio do instrumento de coleta de dados questionários, aplicados a 5 professores e a 3 participantes da equipe gestora da referida escola. Foi possível constatar que muitos esforços têm sido realizados para que a inclusão aconteça de fato, mas é possível perceber que muitos profissionais da educação acham que não tem preparo suficiente para atender esses alunos com a eficácia devida. Uma das principais reclamações é a falta de formação para atuar com estes alunos, a falta de materiais apropriados para o processo de ensino e aprendizagem e alunos e a falta de estrutura física das escolas. Constatamos também, que a equipe gestora tem procurado promover a inclusão de seus alunos, apesar das dificuldades enfrentadas. Utilizam a motivação e incentivo da comunidade escolar para promoverem a inclusão dos alunos como sua principal estratégia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaNiedaCastroDeSousa_tcc.pdf353.68 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons