Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15892
Título: A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down
Autor(es): Silva, Martaneres Lopes Gondim
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Down, Síndrome de
Inclusão escolar
Desenvolvimento humano
Psicologia escolar
Data de apresentação: 21-Nov-2015
Referência: SILVA, Martaneres Lopes Gondim. A atuação da psicologia na inclusão de uma criança com Síndrome de Down. 2015. 52 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A educação inclusiva no Distrito Federal-DF é assegurada por meio de políticas públicas, que visam garantir desde a matrícula escolar até o devido acompanhamento daqueles alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou altas habilidades. Esse tipo de atendimento é fundamentado por uma perspectiva interdisciplinar, pois o intuito é possibilitar uma aprendizagem de qualidade e, consequentemente, potencializar o desenvolvimento humano. Sendo assim, é necessário que a educação e a psicologia trabalhem de forma dinâmica os aspectos psicossociais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na escola. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender a atuação da psicologia na inclusão de uma criança com síndrome de down matriculada em uma escola pública do DF. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a mãe, a professora da sala regular, o estudante e a psicóloga. A partir da fala dos participantes elaborou-se um mapa conceitual em que aparecem dois principais eixos temáticos relacionados ao modo de execução da tarefa e as consequências da atuação, com desdobramentos. Portanto, a atuação da psicologia é compatível com que é preconizado pela proposta de educação inclusiva e pelas diretrizes impostas pela Secretaria de Educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MartaneresLopesGondimSilva_tcc.pdf681.48 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons