Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15889
Título: O professor do atendimento educacional especializado : atuação e representações sociais
Autor(es): Oliveira, Naira Maria da Silva
Orientador(es): Teperino, Ana Paula Pertussati
Assunto: Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Representações sociais
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Referência: OLIVEIRA, Naira Maria da Silva. O professor do atendimento educacional especializado: atuação e representações sociais. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa configura-se em um trabalho de conclusão de curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objeto de estudo o discurso de professores do AEE e funcionários de escolas da Rede Pública de Ensino de Cruzeiro do Sul-AC. Com o objetivo de identificar e analisar as representações sociais do professor AEE dialogar com suas atribuições constitucionais. A geração de dados deu-se por meio análise documentos constitucionais, observação práticas pedagógicas elaboração aplicação roteiro dois questionários, totalizando onze participantes na pesquisa. dos dialogou aspectos constitucionais o conceito representação social de Moscovici (1997), Hall (1997) e Jodelet (2002). Os resultados indicam dois tipos de representações sociais construídas acerca dos professores especializados em Atendimento Educacional Especializado, estando um relacionado aos aspectos legais que legitimam essa profissão, como uma espécie de legitimação do discurso científico/legislativo e outra produzida no seio social, nas experiências e (des)conhecimentos que circulam nos ambientes escolares. Prevalecendo um desejo por parte dos professores do AEE de maior reconhecimento e valorização profissional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NairaMariaDaSilvaOliveira_tcc.pdf787.55 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons