Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15877
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielaGomesDeOliveira_tcc.pdf596,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Observação sobre a pedagogia griô no trabalho de Soraia Nunes Machado
Autor(es): Oliveira, Daniela Gomes de
Orientador(es): Silva, Angélica Beatriz Souza e
Assunto: Pedagogia griô
Ancestralidade
Tradição oral
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Jan-2017
Referência: OLIVEIRA, Daniela Gomes de. Observação sobre a pedagogia griô no trabalho de Soraia Nunes Machado. 2015. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapeva-SP, 2015.
Resumo: Este trabalho investiga os conceitos de griô e de pedagogia griô e alguns pontos de associações entre eles e o trabalho de Soraia Nunes Machado, educadora, atriz e bailarina. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e entrevista com Soraia Machado. Em busca das definições dos conceitos selecionados, os principais autores e artistas utilizados para o embasamento teórico deste trabalho de conclusão de curso são Lílian Pacheco, Márcio Caires e Isaac Bernat. Para esta pesquisa foram selecionados os projetos: “Ciranda Griô” e “Casa da Terra-Mapeamento Griô” de Soraia Nunes Machado que possibilitam reflexões também sobre a tradição oral, a dança, o teatro e o reconhecimento da ancestralidade dentro dessa pedagogia. As observações serão embasadas nas observações e, sobretudo nas experiências de que ela participou diretamente e a partir dos relatos de seus projetos e de sua convivência com os autores Pacheco e Caires.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2015.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons