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Título: A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais : características, possibilidades e desafios
Autor(es): Lima, Maria Francisca da Silva
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 27-Jan-2017
Referência: LIMA, Maria Francisca da Silva. A avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais: características, possibilidades e desafios. 40 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.
Resumo: O presente estudo buscou refletir sobre a prática pedagógica inclusiva, principalmente em relação ao processo de avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais, verificando as possibilidades e desafios de uma avaliação que abranja as especificidades dos mesmos. Teve como objetivos analisar diferentes metodologias de avaliação usadas por educadores na hora de avaliar o processo de aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, ressaltando suas características e adequação em relação à legislação da Educação Inclusiva, investigar os procedimentos metodológicos utilizados na avaliação de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular e analisar as possíveis consistências e inconsistências entre esses procedimentos metodológicos e o que a legislação pauta/sugere em relação à avaliação no contexto da Educação Inclusiva. O mesmo utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, através de aplicação de um questionário aos professores. Através desse estudo foi possível compreender melhor a necessidade de utilizar metodologias diversificadas na avaliação dos alunos com Necessidades Educacionais especiais e assim contribuir com o seu desenvolvimento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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