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https://bdm.unb.br/handle/10483/15871
Título: | Desafios e possibilidades encontrados nos processos de inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista |
Autor(es): | Fernandes, Maria de Fátima de Souza |
Orientador(es): | Nogueira, Cleia Alves |
Assunto: | Inclusão escolar Autismo - educação especial Autismo Educação especial |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | FERNANDES, Maria de Fátima de Souza. Desafios e possibilidades encontrados nos processos de inclusão escolar de alunos com transtornos do espectro autista. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa qualitativa que aconteceu em duas escolas públicas de Rio Branco – AC. Os participantes da pesquisa foram cinco professores, sendo três da Sala de Recurso e dois professores do Ensino Fundamental, que recebem em suas salas alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades para o processo de inclusão de alunos autistas, visando práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, bem como, conhecer o ambiente de aprendizagem dos alunos autistas, buscando subsídios teóricos que permitiram compreender o desenvolvimento destes alunos por meio da escolarização, de modo a sistematizar as estratégias pedagógicas a serem compartilhadas com outras escolas. Com este estudo, percebemos que os professores pesquisados compreendem o conceito da inclusão e entendem o seu papel diante deste desafio e importante processo. Acreditam na importância da inclusão e reconhecem a escola como espaço principal para que a inclusão de fato ocorra na vida das crianças com deficiência e, em especial, a criança autista, que encontra neste ambiente a oportunidade de socializa-se e desenvolver-se. Identificamos também, que existem várias dificuldades para promover o processo de ensino e de aprendizagem destes alunos e reconhecem que a criação de rotinas e a sequencia de atividades bem planejadas, podem tornar o ensino mais significativo para os mesmos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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