Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15868
Título: | O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar |
Autor(es): | Lourenço, Maria Aparecida da Silva |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Aprendizagem Paralisia cerebral Educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | LOURENÇO, Maria Aparecida da Silva. O convívio entre professor e aluno com paralisia cerebral no processo escolar. 2015. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse trabalho monográfico buscou compreender a relação entre o aluno com paralisia cerebral e os professores. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se baseou em um estudo em uma escola da rede pública de ensino de Ipatinga/MG. O principal instrumento de pesquisa foi a entrevista, que foi aplicada aos pais do alunos, equipe gestora e a docente da escola. Do ponto de vista teórico, recorreu-se a uma breve revisão de literatura do conceito de Paralisia Cerebral, da escolarização dos sujeitos com o PC e uma discussão teórica acerca da relação do professor com o aluno da Educação Inclusiva. A pesquisa apontou três elementos estruturantes desta relação que é o papel da formação continuada dos professores, a disponibilidade e o uso dos recursos didáticos e da infraestrutura da escola para atendimento dos alunos e o papel da afetividade na relação entre professores e alunos com PC. A pesquisa também aponta a necessidade de criar ferramentas e estratégias de “escuta” dos alunos com paralisia cerebral. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons