Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaAlineSilvaMendes_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças autistas
Autor(es): Mendes, Maria Aline Silva
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Autismo - educação especial
Autismo em crianças
Atividades lúdicas
Inclusão escolar
Autismo
Ludicidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: MENDES, Maria Aline Silva. A importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças autistas. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A atividade lúdica é essencial para a criança pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. No Transtorno do Espectro Autista (TEA) é comum que encontre alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo deste trabalho foi observar como as atividades lúdicas promovem os processos de inclusão escolar de uma criança com Espectro Autista em sala de aula, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. Foi possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Também, observou-se a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons