Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MargarethMariaCosta_tcc.pdf909,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto : desafios e contradições
Autor(es): Costa, Margareth Maria Souza Oliveira
Orientador(es): Rossato, Maristela
Martins, Luiz Roberto Rodrigues
Assunto: Medidas socioeducativas
Educação inclusiva
Adolescentes
Evasão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: COSTA, Margareth Maria Souza Oliveira. Educação e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: desafios e contradições. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo busca compreender o processo de evasão escolar dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e sua relação com a instituição escola. A pesquisa foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no município de Ipatinga. A legislação brasileira ordenada pela Constituição Federal/88, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente/90, pela Lei de Diretrizes de Bases da Educação/96 e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE/2012 reconhecem o adolescente como sujeito de direitos com prioridade absoluta das políticas públicas, destinatário da proteção integral e preconizam a Educação como direito de todos. Porém o que se verifica é a fragilidade da condição educacional e o rompimento precoce dos adolescentes com a escola. Considera-se relevante investigar os fatores que concorrem para o agravamento desse problema, assim como analisar características do perfil dos adolescentes participantes da pesquisa. O estudo busca compreender aspectos essenciais da educação como mecanismo de construção para o desenvolvimento humano e a função social da escola na articulação com a assistência social no sentido de contribuir para permanência dos adolescentes no contexto escolar. Reconhecer os desafios e contradições dessa problemática nos provoca à reflexão sobre os aspectos legais que direciona a inclusão escolar efetiva para todos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons