Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaItamarIsidioDeAlmeida_tcc.pdf575,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre os principais avanços nos processos inclusivos de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Almeida, Maria Itamar Isidio de
Orientador(es): Andrade, Franciene Soares Barbosa de
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: ALMEIDA, Maria Itamar Isidio de. Reflexões sobre os principais avanços nos processos inclusivos de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. viii, 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho partiu das minhas experiências como professora. Na minha atuação percebi que se faz necessário repensar sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental. Outro fator que me instigou a continuar com o estudo foi a formação dos professores da rede pública de ensino sobre inclusão escolar. Desse modo, está pesquisa visa compreender a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do Ensino Fundamental, para além da inserção, frente aos atuais avanços que vem ocorrendo nesses processos, como a valorização das diferenças e a promoção de aprendizagens mais significativa. Para tanto, adota-se como metodologia a abordagem qualitativa e utiliza-se da entrevista semiestruturada com professores, análise do Projeto Político Pedagógico – PPP e observação não estruturada em uma escola municipal da cidade de Sena Madureira/Acre. A partir das questões da entrevista foram criadas categorias que se estruturaram da seguinte forma: 1. Das concepções sobre inclusão escolar as vivências destes processos; 2. Processos inclusivos: avanços e desafios; planejamentos e adaptações físicas; 3. A prática pedagógica inclusiva: quando estas contribuem para a valorização das diferenças ou dificultam o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno? 4. Reflexões sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado. Como suporte teórico, apoiou-se na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e em autores como: Kelman 2010, Salviani 1999. A partir desse aporte teórico foi possível fazer uma discussão em conjunto com dados empíricos. Dessa maneira, verifica-se que a inclusão escolar no Brasil tem avançado em passos largos em relação a leis e decretos, entre outros documentos que asseguram a criança com necessidades educacionais especiais na escola, portanto esses avanços devem permear e se ressignificar nos processos inclusivos que constitui o cotidiano escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons