Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJosianeSousaDeSousa_tcc.pdf335,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Professor e o autismo : desafios de uma inclusão com qualidade
Autor(es): Sousa, Maria Josiane Sousa de
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Educação inclusiva
Autismo
Autismo - educação especial
Professores - prática profissional
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: SOUSA, Maria Josiane Sousa de. Professor e o autismo: desafios de uma inclusão com qualidade. 2015. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos docentes para possibilitar as crianças autistas o direito a uma Educação Inclusiva de qualidade, bem como, identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores em se relacionar com estes alunos. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual rural de Rio Branco – AC, com um quadro docente de 9 professores, sendo 8 de sala comum e 1 da sala de recursos que atuam no 4º e 5º ano. O referencial teórico adotado baseou-se em Kanner (1996), Klin (2006), Kelmam (2010) e outros autores. Através do estudo de caráter qualitativo, envolvendo a pesquisa de campo, os dados foram obtidos por meio de um questionário. De acordo com os dados analisados foi possível identificar que os pesquisados não recebem formação para trabalhar com alunos autistas e enfrentam vários desafios no processo de inclusão e aprendizagem de seus alunos. Os resultados permitiram constatar que os fatores primordiais que dificultam esse processo são a falta de capacitação profissional adequada, adaptação do espaço escolar, falta de recursos e materiais apropriados. Considera-se relevante para futuras pesquisas o enfoque na realidade vivida por alunos autistas e professores em salas de aula, considerando as interfaces vivenciadas por estes no contexto educacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons