Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianaLimaDeAlbuquerque_tcc.pdf906,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual em uma escola regular do município de Porto Acre – AC
Autor(es): Albuquerque, Mariana Lima de
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Deficientes mentais
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Mariana Lima de. Processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual em uma escola regular do município de Porto Acre – AC. 2015. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa. Objetivou analisar o processo de inclusão da pessoa com deficiência intelectual no ensino regular, suas principais dificuldades, a proposta de trabalho da escola, os desafios do processo de inclusão e verificar como está sendo a capacitação dos professores no município. O referencial teórico está baseado nos autores Prioste (2006); Raiça (2006), Machado (2006), Souza (2007); bem como nas leis Declaração de Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e entre outros. A pesquisa foi com 04 professores e 07 alunos com deficiência intelectual, através de aplicação de questionários. Na análise de dados optou-se pela divisão de categorias, tendo como base os objetivos específicos do projeto. Fazem parte das categorias: o professor e sua formação para o processo de inclusão escolar, a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e as percepções dos professores, adaptação da escola, capacitação dos professores, iniciativas para processo de inclusão e as dificuldades dos alunos com DI incluídos no ensino regular. Podemos dizer que os resultados da pesquisa tiveram de forma positiva seus objetivos alcançados, levando a pensar que o processo de inclusão da criança com deficiência intelectual no ensino regular vem a cada dia sendo mais valorizado no recinto escolar, não deixando de considerar que a capacitação dos professores ainda deixa a desejar, mas que os próprios profissionais vêm buscando a sua qualificação para atender os alunos com deficiência intelectual dentro de sala de aula. Esta pesquisa serviu para que o processo de inclusão fosse repensado por todos os envolvidos no processo inclusivo, trazendo uma reflexão mais complexa onde traz a esperança de um novo processo de transformação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons