Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaGracianeDoNascimentoBarros_tcc.pdf673,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e possibilidades da inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla
Autor(es): Barros, Maria Graciane do Nascimento
Orientador(es): Andrade, Franciene Soares Barbosa de
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Pessoas com deficiência
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: BARROS, Maria Graciane do Nascimento. Desafios e possibilidades da inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla. 2015. ix, 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a inclusão escolar na sociedade, tendo como ponto de partida a educação especial como uma modalidade de ensino voltada para alunos que tem limitações, seja ela física ou intelectual, considerando a inclusão como um fator importante no contexto educacional e social. O estudo visa compreender os processos inclusivos de crianças com deficiência múltipla, enfatizando os fatores que interferem no ingresso e permanência destas crianças na escola, principalmente, do ponto de vista da família. Assim, adota como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com os pais e a equipe escolar (professores e gestor) e também observação em sala de aula. Como pressuposto teórico a pesquisa está baseada na abordagem histórico-cultural de Vigotski, dentre outros autores, como Beyer, Mantoam, Santos, Carvalho, Tavares, Neves, Maciel e Raposo. Ademais, documentos normativos e resoluções que fundamentam a Educação Inclusiva. Como resultado do estudo observou-se que alguns pais não tem conhecimento sobre o que de fato venha ser a inclusão, apenas levam seus filhos para a escola, mas, não tem conhecimento da relevância que a inclusão pode trazer para o desenvolvimento da criança com deficiência múltipla. Diante dos depoimentos dos docentes evidencia-se que são muitos os desafios que a escola enfrenta para fazer com que de fato a inclusão aconteça e que haja interação da criança com deficiência no espaço escolar. Porém, é possível perceber os avanços e o desenvolvimento do aluno com deficiências múltiplas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons