Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15844
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SabrinaCristinaAlmeidaSilva_tcc.pdf450,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovações educacionais de uma escola pública inclusiva do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Sabrina Cristina Almeida
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Deficientes
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: SILVA, Sabrina Cristina Almeida. Inovações educacionais de uma escola pública inclusiva do Distrito Federal. 2015. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A inclusão mudou o contexto da educação no país (BRASIL, 2003). Com ela, veio à necessidade de inovações educacionais relacionadas a novas formas de capacitar professores da escola e, também, de garantir atendimento diferenciado a todos os alunos, especialmente, aqueles com deficiências e/ou altas habilidades. Este trabalho teve o objetivo de identificar as inovações educacionais desenvolvidas pela escola Alfa para a concretização da escola inclusiva. Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa de pesquisa. Foram realizadas observações de aulas e aplicação de questionários para duas professoras e um gestor da escola. Para a análise, foi feita uma análise de categorias. Observamos que a escola Alfa possui um espaço onde se estabelece práticas para a construção de uma educação inclusiva, uma sociedade mais igualitária baseadas no reconhecimento e no respeito à diversidade humana. Concluímos que a escola pesquisada procura cumprir seu papel para se concretizar como escola inclusiva, não se estabelecendo apenas como um local de transmissão de conhecimentos, mas indo além, adaptando o espaço e aplicando todas as alterações e inovações necessárias para que se torne um ambiente melhor, realizando um trabalho em equipe, consciente e que contempla a todos na perspectiva da inclusão e que busca todos os recursos possíveis para favorecer esse desenvolvimento pleno aos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons