Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SamiaCampeloBraga_tcc.pdf492,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Braga, Samia Campelo
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Atendimento educacional especializado
Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: BRAGA, Samia Campelo. Atendimento educacional especializado e sua contribuição para o desenvolvimento de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo apresentar um estudo que foi realizado mediante a análise do trabalho desenvolvido pelo professor da sala de recurso multifuncional e dos professores da sala de ensino regular que possuem alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola de ensino fundamental I da rede estadual de Rio Branco. Para tanto, foi escolhida a metodologia qualitativa tendo como instrumento: o questionário. Tal pesquisa constatou que o atendimento individual do aluno na sala de recurso multifuncional, em conjunto com o trabalho planejado do professor do ensino regular traz avanços significativos na vida do aluno, promovendo a inclusão deste no meio ao qual está inserido. Além de um direito o atendimento educacional especializado tem sido a melhor forma para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Por isso, vejo como algo de muita relevância estudarmos sobre como é desenvolvido o atendimento a esses alunos. Foram utilizadas como suporte para a análise deste estudo as leis que regem a educação especial e inclusiva, bem como a forma que as salas de recursos multifuncionais se organizam e fazem seus planejamentos juntamente com os professores da sala de ensino regular, temos como estudiosos da área: Araújo (2003), Arnal; Mori (2007), Mantoan (1998), Silva (1987), Sassaki (1997).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons