Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DauranaFreitasDeOliveira_tcc.pdf329,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMiranda Filho, Reinaldo José de-
dc.contributor.authorOliveira, Daurana Freitas de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daurana Freitas de. Curva ABC como ferramenta para análise de vendas da Cooperativa X. 2016. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do trabalho foi realizar uma análise de vendas da Cooperativa X, através da ferramenta ABC a fim de demonstrar a aplicação da classificação nas relações de saídas de vendas da cooperativa.Em seguida, com o auxílio do software Microsoft Office Excel 2010, elaborou-se as classificações através de categorias e são elas “Cooperados”, “Canais de Vendas” e “Produtos”. Os resultados da análise demonstram que a Cooperativa Xpossui uma elevada dependência de dois canais de vendas, o que cria uma situação de risco para a organização, poiso faturamento vinculado a poucos canais pode causar perdas financeiras, caso eles venham a faltar. Além disso, essa pesquisa contribui com a literatura da Administração, ao demonstrar de forma simplificada e sistematizada, como gestores de cooperativas podem utilizar a Curva ABC não só nos estoques, mas também nas saídas de produtos da cooperativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas ruraispt_BR
dc.subject.keywordVendas - administraçãopt_BR
dc.subject.keywordControle de estoquept_BR
dc.titleCurva ABC como ferramenta para análise de vendas da Cooperativa Xpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T12:55:16Z-
dc.date.available2017-01-26T12:55:16Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15839-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paperwork was to do an analysis of the sales of cooperative X, through the ABC tool to show the application of the classification at the sales output relations of the cooperative. After, with the assistance of the software Microsoft Office Excel 2010, it was elaborated a classification through categories and they are “Cooperatives”, “Sales Channels” and “Products”. The analysis results show that cooperative X has a high dependence of two sales channels, which creates a risk situation to the organization, because the revenue associated with few sales channels can cause financial losses, in case they lack. Furthermore, this research contributes with the Administration literature, demonstrating in a simple and systematized way, how cooperatives managers can use the ABC Curve not only in stocks, but also in the products outputs of the cooperative.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons