Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15834
Título: | A inclusão e o atendimento especializado nas instituições de educação infantil com atendimento às crianças de 0 a 3 anos |
Autor(es): | Silva, Patrícia Souza Ornelas |
Orientador(es): | Rossato, Maristela |
Coorientador(es): | Martins, Luiz Roberto |
Assunto: | Educação de crianças Atendimento educacional especializado Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 26-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Patrícia Souza Ornelas. A inclusão e o atendimento especializado nas instituições de educação infantil com atendimento às crianças de 0 a 3 anos. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente estudo trata do Atendimento Especializado e a Inclusão nas Instituições de Educação Infantil com atendimento às crianças de 0 a 3 anos, que tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão nesta etapa de ensino, apontando os desafios e perspectivas acerca do contexto educacional infantil, bem como as políticas públicas que tratam desta realidade. Por meio do grupo focal e entrevista semiestruturada, buscou-se informações qualitativas no que se refere aos processos políticos e pedagógicos de inclusão nas instituições de Educação Infantil. Entende-se que quanto mais cedo for oferecido um suporte educacional adequado às crianças com necessidades especiais, maiores são as chances que estas desenvolvam plenamente suas capacidades, enfrentando os desafios cotidianos. Faz-se necessário o olhar atento do professor às especificidades da criança com necessidade especial, o atendimento especializado para que estas crianças superem suas limitações e que as políticas públicas possam garantir, na prática, o acesso, permanência e desenvolvimento pleno em todos os seus aspectos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons