Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaMenezesDaCosta_tcc.pdf488,37 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRaposo, Mírian Barbosa Tavares-
dc.contributor.authorCosta, Priscila Menezes da-
dc.identifier.citationCOSTA, Priscila Menezes da. Otimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivo. 2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar como se configura o processo de alfabetização e letramento de deficientes auditivos em escola regular, quais crenças permeiam as práticas dos profissionais envolvidos nesse processo, bem como verificar quais estratégias estão sendo utilizadas e quais podem auxiliar de maneira significativa para a otimização desse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma entrevista com especialista em educação de surdos que atua na alfabetização dos mesmos e que possui grande experiência na área, a análise documental do PPP da escola em que a docente atua, no intuito de verificar se a inclusão é realizada nos mesmos moldes em que é expressa e como a mesma é expressa no documento, além de visita a unidade escolar que atende aos alunos surdos. A entrevista concedida pela docente foi analisada em categorias o que permitiu avaliar as práticas, as concepções e a crenças que os profissionais carregam a respeito da educação de surdos. Faz-se necessário desmistificar esse processo sem ignorar sua alta complexidade, mas trabalhando com reais possibilidades, vantajosas para os profissionais e para os alunos que apresentam surdez.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.titleOtimização dos processos de alfabetização e letramento do deficiente auditivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T10:52:29Z-
dc.date.available2017-01-26T10:52:29Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15831-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons